Ir para a página inicial


São Paulo - Brasil

Notícias

 
TRANSISTOR COMPLETA 60 ANOS

Foto

Este domingo marca os 60 anos do transistor, inventado nos Laboratórios Bell (Bell Labs) em 16 de dezembro de 1947 por William Shockley, John Bardeen e Walter Brattain, três engenheiros. Considerado um dos inventos mais importantes do século XX, o transistor é encontrado em muitos dispositivos eletrônicos de consumo e é o componente fundamental utilizado para o desenvolvimento de chips de computadores, ou seja, o cérebro do PC. Clique aqui e leia mais...

A descoberta do transistor se deu em dezembro de 1947, mas foi mantida em segredo pelo Bell Labs até junho de 1948. O nome "transistor" derivou das propriedades intrínsecas de "resistor de transferência" (em inglês, TRANsfer reSISTOR).

Recentemente, a Intel mostrou sua família de processadores quad-core de 45 nanometros (nm), feito considerado por Gordon Moore, co-fundador da companhia, como o maior avanço nos transistores nos últimos 40 anos, pois são os primeiros a uttilizar a fórmula da comporta metálica high-k (Hi-k) a base de háfnio da Intel, para a construção das centenas de milhões de transistores contidos nestes processadores.

Lei de Moore

Em 19 de abril de 1965, a revista Electronics Magazine publicou um documento de Moore no qual ele fazia uma predição sobre a indústria dos semicondutores. Conhecida como "Lei de Moore", dita que o número de transistores em um chip se duplica mais ou menos a cada dois anos, permitindo com isso a proliferação da tecnologia a nível mundial.

A Lei de Moore não só prevê que a tecnologia dos computadores aumenta de valor, mas também que ao mesmo tempo diminuiria seu custo real. O preço de um transistor da família de chips mais recente da Intel é mais ou menos 1 milionésima parte do preço médio de um transistor em 1968. Se os preços dos automóveis tivessem descido à mesma taxa, um carro novo, hoje, custaria em torno de um centavo de dólar.


Se os engenheiros perpetuarem a Lei de Moore e conseguirem reduzir o tamanho do transistor a tempo de incrementar sua velocidade, o mundo poderia esperar novas aplicações e inovações supreendentes, como a tradução de idiomas e o reconhecimento facial em tempo real, além de tornar possíveis automóveis que recebem comandos de voz para chegar a um destino.

Redação Terra

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2157003-EI4799,00-Transistor+completa+anos.html

 

Contratar Técnicos | NotíciasCadastre-se | Bom Dia | Mural | Contato