Ir para a página inicial


São Paulo - Brasil

Notícias

 
CURSO DE ELETRÔNICA - MÓDULO 3

FotoAinda dá tempo para entrar no módulo 3 da CTA Eletrônica, às terças-feiras das 19h as 22h com o instrutor Celso Gomes. Saiba mais...

Análise de defeitos em circuitos de comando, amplificadores e fontes de alimentação, com análise por tensões... sem escala ôhmica. Você não pode perder... Saiba mais...


Atenção: todas as matérias são abordadas com uma
nova metodologia no Brasil, onde os dimensionamentos e análise de defeitos não utilizam escala ôhmica. Além disso, o aluno terá a sua disposição uma bancada individual em sala de aula, onde poderá fazer suas experiências de forma particular.

Aula sim, aula não irá ao laboratório prático, onde lidará com
instrumentação profissional (osciloscópios, geradores, lâmpadas em série e fontes simétricas).

Para a retenção de tantas informações, serão utilizados 64
blocos de exercícios durante as 17 aulas (4 por aula), tendo cada bloco aproximadamente 50 exercícios (perfazendo um total de 200 exercícios semanais). Os blocos são corrigidos no dia da aula e devolvido ao aluno, sendo sua nota lançada no ranking de módulos, no site da CTA e após o término dos módulos lançado no ranking

PROGRAMA
AULA A AULA:


1ª aula - Revisão do transistor;
polarização de transistor; transistor regulador de tensão; as polarizações básicas da fonte estabilizada.

2ª aula - Dimensionamento
de circuitos reguladores; a função do zener e as correntes e ganhos das malhas; a configuração darlington (alto ganho de corrente). Análise de defeitos em circuitos reguladores; fontes reguladas.

3ª aula - Análise de defeitos em fontes reguladas; pré-polarizações do zener; ; circuito de limitação de corrente da fonte. Mais análises de defeitos com fontes reguladas e ajustáveis. Avisar os alunos para montagem do 1o. KIT para a próxima aula.

4ª aula - Fontes com transistor PNP básicas e seu sistema de realimentação negativa. A função do zener nestas fontes. Fonte da TV Sanyo. Montagem do 1o. KIT (terminal em casa).

5ª aula - Amplificadores: amplificador classe A; ganho em tensão do classe A; amplificador classe A de potência; configurações emissor comum, coletor comum e base comum;
capacitor parasita da junção coletor-base.

6ª aula - Pré-amplificadores; análise de defeitos em pré-amplificadores; Amplicador classe B; transistores par casado; excitação do alto-falante; semi-ciclo positivo e negativo; o movimento do cone; A distorção cruzada no amplificador classe B.

7ª aula - Amplificador classe AB; ajuste da corrente quiescente ou corrente de repouso (ajuste por medição de corrente, tensão ou pelo osciloscópio) realimentação negativa; Outras configurações do amplificador classe AB; análise de defeitos em amplificadores. Avisar os alunos para montagem
do 2o. KIT na próxima aula.

8ª aula - Revisão da matéria (início). Montagem do 2o. Kit (terminar em casa).

9ª aula
- término da revisão dos vários tipos de fontes, amplificadores de sinal e amplificadores básicos. Prova intermediária

10ª aula - multiplicadores de frequência; osciladores (armstrong, Hartley, Colpitts, Clapp e a cristal); multivibradores.

11ª aula - Multivibrador astável, multivibrador monoestável, multivibrador biestável ou flip-flop; o Schmitt trigger; Dispositivos opto-eletrônicos.

12ª aula - Tiristores: SCR, UJT, DIAC's, TRIAC's. Sistemas de Modulação: modulação em amplitude; as faixas gerais permitidas para transmissão; ondas terrestres e de superfície, ondas espaciais, ondas diretas.

13ª aula - AM (modulação em amplitude); bandas laterais; a transmissão de sinais via rádio; a recepção dos sinais de rádio; circuitos de FI; circuitos de detecção ou demoduladores; sistema de recepção completo com amplificação.

14ª aula - FM (modulação em frequência); pré-ênfase e dê-ênfase; o receptor de FM monofônico; detetor de relação; a
demodulação em FM; amplificador de RF, osciladores e FI.

15ª aula - Calibração de AM e FM; análise de funcionamento de receptores completos; análise de defeitos de receptores completos.

16ª aula - revisão geral da matéria.

17ª aula - Prova final de eletrônica (duração de 3 horas).

Para inscrever-se, ligar para CTA (11) 3791-7255.

Contratar Técnicos | NotíciasCadastre-se | Bom Dia | Mural | Contato