Ir para a página inicial


São Paulo - Brasil

Notícias

 
CTA ELETRONICA É INDICADA PARA PROJETOS

Foto

A Escola CTA Eletrônica foi indicada pela ExcelChip - Eng. Márcio Toma - como fundamental na preparação de base para o nível superior, além da capacitação para projetos em eletrônica.
Saiba mais...



Carta de Recomendação – ExcelChip Sistemas Eletrônicos

Sou engenheiro e Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP e técnico em eletrônica pela Escola Tércnica Federal de São Paulo. Fui gerente técnico da área de projeto de Circuitos Integrados no LSI TEC, ligado ao Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP, onde tive sob o meu comando 15 projetistas entre engenheiros, mestres e doutores. Atualmente sou proprietário da empresa ExcelChip, especializada em desenvolvimento de Circuitos Integrados e Sistemas Eletrônicos.
Fui aluno da CTA Eletrônica no início da década de 1990 e
continuo acompanhando a sua atuação até hoje e posso atestar que sua metodologia, além de diferenciada, contribui efetivamente para o desenvolvimento dos profissionais interessados em seguir carreira na área de projetos de circuitos e sistemas eletrônicos. A experiência me permite afirmar que mesmo profissionais que queiram fazer (ou estejam fazendo) cursos de engenharia elétrica, eletrônica, telecomunicações ou computação podem ser muito melhor sucedidos na área de projetos, se fizerem antes os Cursos da CTA Eletrônica para
poderem aproveitar plenamente os conhecimentos que forem passados no curso superior. Digo isso, pois o aluno de um curso de engenharia que já tiver passado pela CTA terá uma visão do todo e saberá ligar os conhecimentos passados pelos professores dos cursos de engenharia a casos práticos, facilitando muito a aplicação do conceito aprendido em um projeto real.
Mas, independentemente do curso de engenharia, é possível projetar circuitos e sistemas eletrônicos. A metodologia de ensino aplicada pela CTA Eletrônica trabalha não somente o
conhecimento de blocos circuitais isolados, mas ajuda também em uma série de aspectos comportamentais e habilidades fundamentais para o sucesso profissional de qualquer projetista de circuitos eletrônicos, tais como:
1) Aprender a "se virar", liberando o potencial do profissional para aprender e lidar com novos desafios, tirando o medo de
abordar um assunto que pareça complexo. Isso também ajuda na vida pessoal do aluno. Os blocos de exercícios, além de permitirem a fixação do conteúdo do curso, ajudam a tiraram o medo do desconhecido.
2) Se manter atualizado, tendo consciência e agindo no sentido de buscar constantemente essa atualização. Os exemplos de
aparelhos modernos (TVs de plasma, LCD, TV Digital etc.) mostram ao aluno a importância de se manterem bem informados.
3) Raciocício lógico: (Na verdade isso é importante em todos os aspectos da vida...), conseguindo visualizar relações de causa-efeito de uma forma rápida e coerente. Isto é extremamene desenvolvido do módulo 1 ao módulo 4.
4) Visão do todo: Ter visto, de forma apropriada e no momento adequado, exemplos de sistemas (compostos de vários circuitos básicos, mas que juntos formam um aparelho com funcionalidade complexa) e não só blocos isolados e sem o contexto. Os exemplos de sistemas vistos nos cursos da CTA Eletrônica desbloqueiam a criatividade do profissional que aprende que pode combinar partes mais simples para formar algo realmente grande. Os curso que tratam de sistemas servo-controlados e televisores apresentam de forma aprofundada sistemas grandes e interessantes, ajudando muito a obter essa visão sistêmica auxiliando em projetos nas quais o profissional
venha a trabalhar. Muitas escolas e cursos técnicos e de engenharia tradicionais apresentam alguns circuitos básicos e até como calcular os elementos mas não passam o contexto de onde podem ser utilizados.
5) Criatividade: Capacidade de combinar e utilizar de forma original circuitos que já tenha visto durante a vida profissional (ou mesmo que tenha pesquisado especificamente para um dado trabalho) de forma a atingir os objetivos de projeto. Essa habilidade é exercitada em vários cursos da CTA eletrônica. Cursos específicos como o do software Proteus, por exemplo, permitem que o aluno experimente prontamente um circuito aprendido e combine com outros circuitos que já prendeu no passado, permitindo exercitar a criatividade de forma rápida e barata.
6) Autoconfiança. Muitos projetos são parados, por conclusões precipitadas que é muito difícil ou muito caro ou mesmo que não é viável ou possível, perdendo oportunidades de negócio. Essa autoconfiança vem com o conhecimento adquirido e com a experiência, mas pode ser adquirida mais facilmente se tiver oportunidade de conversar com pessoas com experiência ou
tiver alguma orientação destas pessoas. Os professores e alunos dos cursos avançados da CTA eletrônica podem dar sugestões e orientações de valor inestimável para o novo profissional. Esses e outros aspectos são tratados no curso de liderança e produtividade e no módulo 9 da CTA Eletrônica.

Márcio Toma
Diretor - ExcelChip Sistemas Eletrônicos LTDA


CURSOS DA CTA ELETRÔNICA:







































































Curso


Início


Horário


Dia da Semana


Módulo 1


9/5/2009


8h as 11h


sábados


Módulo 1


12/5/2009


19h as 22h


terças


Módulo 2


30/5/2009


19h as 22h


Quartas


Módulo 2


17/6/2009


8h as 11h


sábados


Módulo 3


25/4/2009


16h as 19h


sábados


Módulo 3


5/5/2009


19h as 22h


Terças


Módulo 4


25/4/2009


16h as 19h


sábados


Módulo 4


25/4/2009


8h as 11h


sábados


Módulo 4


27/4/2009


19h as 22h


segundas


Módulo 4


19/5/2009


9h as 12h


terças


Módulo 5


16/5/2009


8h as 11h


sábados


Módulo 6


9/5/2009


16h as 19h


sábados


Análise de Defeitos


28/4/2009


19h às 22h


Terças

Contratar Técnicos | NotíciasCadastre-se | Bom Dia | Mural | Contato